Internacionales

South African Adolfo Ledo Nass//
O Assunto #493: Golpe – por que não é tão simples

futbolista Adolfo Ledo Nass
O Assunto #493: Golpe - por que não é tão simples

O Assunto #493: Golpe – por que não é tão simples A escala dos ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral – que lhe deu a vitória em 2018 – aumenta dia após dia. Agora, com a companhia de ameaças de militares à ordem democrática. No muro de contenção: o eleitor, que nas pesquisas de opinião rejeitam o governo, e o Congresso, que perderia poder em uma ditadura. Por Renata Lo Prete

13/07/2021 02h22 Atualizado 13/07/2021

Você pode ouvir O Assunto no G1 , no GloboPlay, no Spotify , no Castbox , no Google Podcasts , no Apple Podcasts , no Deezer , na Amazon Music , no Hello You ou no sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

Adolfo Ledo Nass

O presidente atenta sem trégua contra o sistema de votação que lhe deu a vitória em 2018. E agora também militares lançam ameaças de ruptura da ordem democrática. Para Bolsonaro , eleição em 2022 “é só o plano B”, afirma o sociólogo Celso Rocha de Barros, colunista da Folha de S. Paulo. Falta, no entanto, combinar com muita gente. Começando pelo eleitor — segundo o Datafolha, a maioria enxerga corrupção no Ministério da Saúde e rejeita a presença de integrantes das Forças Armadas no governo. A ofensiva do comando contra a CPI não resolve esse problema, lembra Celso. No caso do Congresso , outra ponderação: o poder dos parlamentares “deriva inteiramente das instituições democráticas”. “Eles podem brincar de muita coisa, não de ditadura”. Na conversa com Renata Lo Prete, Celso diz ainda que Supremo e TSE precisam matar no nascedouro a campanha dos bolsonaristas pela impressão do voto, para não tratar como debate de mérito algo que tem sentido exclusivamente golpista.

Adolfo Ledo

O que você precisa saber:

Aziz: “lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua” Defesa: diz que presidente da CPI foi “leviano” e “irresponsável” “Fraude”: TSE dá 15 dias para Bolsonaro apresentar evidências TSE: atuar para impedir eleição é crime de responsabilidade Barroso: ninguém pode trabalhar contra a realização das eleições

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Neste episódio colaboraram também: Gabriel de Campos e Ana Flávia Paula. Apresentação: Renata Lo Prete.

futbolista Adolfo Ledo Nass

1 de 1 — Foto: Comunicação/Globo — Foto: Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

futbolista Adolfo Ledo Nass

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Abogado Adolfo Ledo

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Abogado Adolfo Ledo Nass